Referências Vivas é um curta-metragem documentário que retrata a trajetória de três empreendedores negros: Sabrina Silva, Val Black e Elizabeth Resil, uma trancista, um cabeleireiro e uma fotógrafa. Por meio de uma narrativa experimental, busca evidenciar a importância do registro de pessoas negras, a fim de eternizar suas ações e colocar em destaque profissionais que executam seu trabalho com excelência e propósito.
Val Black atua como cabeleireiro há anos e tem grande relação com a fotografia, quando no início da sua jornada profissional, começou a fotografar seus clientes e, mais tarde, a expor essas fotos no seu salão. O que começou apenas como registros dos cortes realizados, acabou se transformando em um movimento significativo de eternização de todas as pessoas que frequentam aquele espaço e fazem parte da vida do cabeleireiro. Esse local tornou-se um símbolo de reencontro.
Elizabeth Resil é uma fotógrafa autônoma com dupla jornada de trabalho. Durante a semana, ela trabalha em uma fábrica de produção têxtil, enquanto aos finais de semana coloca em prática seu olhar criativo, realizando ensaios fotográficos. Com cenários improvisados no fundo de casa, ajuda das irmãs e uma ideia desenhada, ela dá vida a imagens impecáveis. A fotógrafa se define como uma viajante, buscando colecionar o máximo de vivências e histórias boas para guardar para vida toda. Em contrapartida, na maior parte da semana, seu tempo e mente são dedicados a uma carga de trabalho intensa e cansativa como funcionária de fábrica.
Em meio a uma rotina intensa de atendimentos, Sabrina Silva exerce com maestria seu corre como empreendedora individual. Ela é uma trancista que atende os clientes no quarto de sua casa, onde coloca em prática o cuidado ancestral de resgate à autoestima, lhe gerando renda, autonomia e crescimento pessoal.
Referências Vivas registra a trajetória de três empreendedores que me inspiram. Contar a história deles é também contar a minha, elementos presentes nesse projeto fazem relação com episódios da minha própria realidade e isso torna tudo mais especial para um primeiro filme, tinha que ser assim, eu não mudaria nada. Se trata de personalidades criativas, autênticas, independentes e em movimento, pessoas que você precisa correr para acompanhar se tiver a sorte de tê-las por perto. Val é a minha primeira referência, com seu dom de reunir pessoas e eternizá-las através de fotografias, Sabrina me inspira por ser independente, por transformar com sua arte e Elizabeth me chama atenção pela correria que faz para alcançar seus objetivos.
Referências Vivas
Published:

Owner

Referências Vivas

Curta-metragem documentário que retrata a trajetória de três empreendedores negros: Sabrina Silva, Val Black e Elizabeth Resil, uma trancista, um Read More

Published: